PALOP-TL
Em Março de 1992, na Cidade de São Tomé, os Chefes de Estado e de Governo dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) manifestaram a firme vontade política em estabelecer relações de cooperação multiforme entre si e com a União Europeia, a que se juntou Timor-Leste em 2007, passando o grupo a designar-se PALOP-TL.
O nosso programa de cooperação percorreu já um longo caminho de 25 anos, navegando, às vezes, por mares agitados, mas sem perder a bússola e norteado pelo objectivo de estreitar as relações entre si e com os Estados-membros da União Europeia.
Apesar da descontinuidade geográfica entre Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, existem afinidades históricas e culturais entre os nossos Países, assentes na mesma língua oficial.
Também temos traços comuns que caracterizam o nosso sistema de governação herdado, em particular na administração pública, na justiça e na gestão das finanças públicas, além dos percursos histórico e político após as independências dos nossos países.
A nossa parceria promoveu o desenvolvimento de uma identidade representativa dos seis países e permitiu explorar sinergias além-fronteiras na busca da inovação e aprofundamento da cooperação Sul-Sul e triangular.